segunda-feira, 8 de junho de 2009

Uma aventura nos Açores

Uma aventura de "Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada"


Desta vez as autoras levam-nos a conhecer uma aventura onde as personagens estão rodeadas de uma paisagem esplêndida.

Através deste livro pude imaginar como seriam as ilhas do arquipélago dos Açores; Eu já sei que o arquipélago tem nove ilhas. A primeira a ser descoberta foi Santa Maria. Cidades há muitas: Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Horta…São terras de sonho. Podemos dividir as ilhas em três grupos, no grupo ocidental temos Corvo e Flores; No grupo central temos Graciosa, São Jorge, Faial, Terceira e Pico; No grupo oriental encontramos São Miguel, Formigas e Santa Maria.

A descrição é tão bem feita que posso falar um pouco das quatro ilhas referidas no livro. Os jovens aventureiros primeiro passam a conhecer a ilha Terceira onde os edifícios antigos estão novinhos em folha, porque após o terramoto de 1980, reconstruiu-se tudo, para além de ter uma construção recente Angra do Heroísmo mantém um estilo antigo. Na costa da ilha deu-se a batalha de Salga, no inicio da dinastia Filipina. O povo da ilha terceira continuava a hastear a bandeira portuguesa, para além do continente estar sob o domínio filipino. Homens e mulheres, vacas e touros participaram nessa batalha. Uma mulher após ter perdido marido e filho nesse conflito, continuou a luta até ao fim, chamava-se Brianda Pereira. O povo da ilha Terceira ofereceu grande resistência á invasão dos espanhóis. Na ilha de São Miguel, a cidade de Ponta Delgada tem uns arcos que eram as antigas portas da cidade. A sua construção é tão forte que resistiu a tremores de terra, ataques de piratas, vendavais e sobretudo á fúria destruidora dos homens. Num vale os jovens puderam observar de perto um fenómeno da natureza onde os seus quatro elementos: água, fogo, terra e ar estavam todos presentes:”…o fogo do interior da terra vem à superfície e solta rugidos, a água brota em estado líquido e gasoso, o ar acolha os parceiros e envolva-os em amor.” E o vulcão dos capelinhos na ilha de Faial, quando explodiu foi o caos, o fogo saía do mar aos borbulhões, levantou-se um jacto de vapor de água com quatro mil metros de altura e houve toneladas de chuva de cinzas a cair sobre os campos e as casas, as pessoas fugiam aos gritos e em duas horas houve quinhentos terramotos. O nome da cidade “Horta” deve-se ao primeiro povoador que era estrangeiro e chamava-se Huerter. À beira mar os cinco amigos observaram um imenso paredão coberto de desenhos, pinturas e inscrições feitas pelos muitos homens e mulheres que por ali pararam para descansar após a travessia do atlântico. Quando chegaram á ilha de São Jorge, depararam com uma ilha pequena, muito estreita e comprida, lembrando a forma de um crocodilo. Havia estradas normais e caminhos de terra batida, ladeados por árvores frondosas cujas folhas duras e brilhantes pareciam de loiça. Luísa reparou que pelo campo fora alguém espalhara tabuletas de madeira com versos ou frases bonitas de poetas e escritores que descreveram as ilhas.

Gostei do enredo desta aventura, A Teresa, Luísa, Pedro, Chico, João e os dois cães Caracol e Faial, estiveram em perigo; Mas tudo acabou bem e também puderam apreender que não se deve tirar conclusões precipitadas, as aparências enganam. O que realmente me cativou foi a descrição dos locais onde esta aventura se passa e as histórias das ilhas.

Luana Fernandes Cunha, 29 de Janeiro de 2009.

9 comentários:

Anónimo disse...

luana gostei muito do teu trabalho

da tua sempre amiga

paula alexandra ribeiro rodrigues

Anónimo disse...

adorei minha nao sabes porque te chamo amiga nao?
bem e porque eu sou a jessica

Anónimo disse...

Luana gosto muito bdo teu trabalho acho que deveras a continuar a fazer este trabalho porque tu tens jeito para isto.
Ana Paula

Anónimo disse...

ola es estupida

Anónimo disse...

amo-te luana queres namorar comigo aposto que sim

francisco disse...

amo-te luana queres namorar comigo aposto que sim xau




i love you


francisco

diana disse...

ola em sou a diana e gosto muito de ti

PAULA ALEXANDRA disse...

AMO-TE FRANCISCO SOU A PAULA A. DA TUA SALA QUERES NAMORAR COMIGO ACEITA POR FAVOR

ANA PAULA disse...

PAULA TU ES MESMO BURRA TAS SEMPRE A PEDIR NAMORO O KIKO ELE JA NAMORA PARA MIM NAO PERCEBES E MELHOR PERCEBERES SE NAO MAMAS UM MURRO E NAO SABES DE QUE TERRA ES PERCEBES TAS OUVIR