segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Castelo

No sábado, 17 de Janeiro de 2009, fui visitar a Igreja de São Miguel de Oliveira, o Castelo de Guimarães e um pouco do Paço dos Duques, com a Jéssica, o Nico e a minha mãe. Vou falar dos dois primeiros monumentos e quando voltar ao Paço dos Duques poderei falar sobre ele.
Antes de mais adorei este pequeno passeio, pelo bom momento e porque aprendemos um pouco mais sobre a nossa história. De acordo com o que diz o povo, aqui nasceu Portugal.
Na capela românica da Igreja de São Miguel de Oliveira, encontra-se uma pia baptismal onde segundo se afirma foi baptizado D Afonso Henriques. Lá podemos observar no chão túmulos de guerreiros e religiosos, com gravuras mas pouco legíveis. Dos lados encontram-se estátuas, uma a representar um guerreiro e outra da virgem com o menino ao colo, perto do altar observei uma carta gravada na pedra. Aqui tem uma pequena descrição do que eu vi.
O Castelo de Guimarães foi considerado monumento nacional em 2007.Gosto muito de ir ao Castelo e imaginar como se vivia no tempo dos reis. Mumadona Dias, filha de um Castelhano desposou o poderoso conde Hermenegildo Gonçalves vindo a governar o condado Portucalense em meados do século x até ao terceiro quartel do século XI. Mumadona por inspiração piedosa veio fundar na parte de baixo da povoação Vimaranes um mosteiro, ao qual veio fazer mais tarde doações de terras, gado, rendas, abjectos de culto e livros religiosos (26 Janeiro 959). Na época a povoação de Vimaranes distribuía-se em dois núcleos: um no topo do então chamado Monte Largo e outro no sopé dessa elevação, onde o mosteiro foi fundado. Sendo na época uma zona vulnerável a supostos atacas e visando a defesa do núcleo religioso, a benfeitora principiou no topo do Monte de Largo, um castelo para recolher gentes em caso de necessidade. Em Dezembro de 958 doou o castelo a religiosos, na altura a estrutura era simples com uma torre e possivelmente envolta por uma cerca. Pouco mais de um século passado o rei Afonso VI de Leão e Castela doou o Condado Portucalense a D Henrique de Borgonha. Este e sua esposa D Teresa escolheram esta povoação e o seu castelo como residência. Desse modo a primitiva construção da época de Mumadona terá sido demolida e em seu lugar, erguida a imponente torre de menagem, na qual durante esta visita tive o prazer de subir a escadaria até ao topo com um pouco de medo. O perímetro defensivo foi ampliando e reforçando, nele se rasgando a porta principal, a oeste sobre a vila e chamada a Porta da Traição. O castelo foi testemunho do combate entre as forças de D Afonso Henriques e as da sua mãe D Teresa (24 Junho de 1128 batalha S Mamede), com a vitoria do D Afonso deu-se o origem da nacionalidade Portuguesa. Mais tarde depois da sua função defensiva, serviu de cadeia no século XVIII em 1836,por causa disto defendeu-se a sua demolição com a ideia de aproveitar as suas pedras para as ruas de Guimarães, que por pouco ia sendo aprovada; Por bem tal não aconteceu, podemos nos orgulhar na história deste monumento e espero poder repetir este passeio vezes sem conta.
Luana Fernandes Cunha, 4º Além Vila Nova de Sande.

Sem comentários: