quarta-feira, 10 de junho de 2009

Sítios para navegar na Internet

Pais e filhos--------- Filhos----------Pais
Navegue na Internet com os seus filhos, os seus netos, os seus educandos...
Mesmo que não seja para ficar, acompanhe-os ao sítio, entre e dê uma espreitadela!
É muito importante sabermos por onde andam as nossas crianças e levá-las a descobrir e a explorar sítios nos quais vão precisar da nossa ajuda.

Pais e filhos

  • http://ciberduvidas.sapo.pt/respostas.php - No Ciberdúvidas toda a família pode encontrar respostas a questões de gramática e de vocabulário. Sabem quantas respostas já foram dadas sobre perguntas de gramática? E quantas sobre perguntas de léxico?
  • http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx - Aqui é possível consultar um dicionário de Língua Portuguesa na Internet e ter acesso a algumas respostas para resolver questões de gramática.
  • http://pt.wikipedia.org/ - A wikipédia é a enciclopédia livre na Internet que todos podem editar. O índice geral está organizado por temas. É um sítio para explorar em família.
  • http://www.google.pt/ - O google é um motor de busca poderosíssimo. Através dele pode-se criar conta de correio electrónico, pesquisar sítios e mapas, coleccionar imagens, criar uma biblioteca da família. Contudo, é igualmente muito útil, quando é preciso encontrar expressões, frases e pequenos textos com determinadas palavras de que não sabemos o significado ou até se existem. Basta escrever a palavra que nos causa problemas e esperar pelos contextos de ocorrência que este pesquisador nos vai oferecer.
  • http://www.estacaodaluz.org.br/- Já conhecem este museu da Língua Portuguesa? Podem visitá-lo na Internet e conhecer as suas actividades.
  • http://www.ecolenet.nl/tellme/poesia/ - Este espaço foi criado a pensar nos miúdos. Oferece poesia de autores que escrevem para crianças e jovens.
  • http://www.oceanario.pt/site/ol_home_00.asp - Vale a pena uma visita virtual guiada ao Oceanário. Há botões hiperligados às Actividades, à Galeria, ao Centro Náutico ou à Newsletter. É preciso ler bem para extrair toda a informação disponível. Antes de a família preparar uma visita presencial, vale a pena consultar este sítio, com um documento aberto, por exemplo, no Word, de modo a ir colando as opções a seleccionar, em função da consulta de calendários e horários.
  • http://museu.gulbenkian.pt/serv_edu/navegar_no_antigo_egipto/egipto.html E que tal uma visita virtual ao antigo Egipto? Por exemplo, a exploração do friso cronológico permite dar uma ajuda aos miúdos que estão a frequentar o 2.º ciclo, na leitura de datas (c. 3000 a 2660 a.C. = cerca de 3000 a 2660 anos antes de Cristo/da era cristã/da nossa era). Quando fizerem a visita presencial em família, talvez ainda se lembrem do que aprenderam na visita virtual.

http://www.dgidc.min-edu.pt/sitiodospais/apontador_amarelo.jpgFilhos

http://www.dgidc.min-edu.pt/sitiodospais/apontador_amarelo.jpgPais

3 comentários:

Anónimo disse...

detestei

Anónimo disse...

detestei

ANA SOFIA disse...

eu gostei muito do teu trabalho LUANA TU EMPENHASTE-TE A MAIS DE 100% É A MINHA MELHOR AMIGA



ADORO-TE LUANA

ASS:ANA SOFIA