segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Segurança na Internet

A comunicação e a publicação de informação na Internet não é supervisionada por nenhuma entidade.

A maior parte dos seus serviços encontra-se à disposição dos utilizadores, entre eles, os mais jovens, sem qualquer restrição ou controlo.

É necessário garantir a utilização em segurança pois a Internet encerra perigos e infelizmente, não afectam só OS OUTROS.

A tomada de consciência dos riscos, estar informado de como os prevenir ou minimizar, orientar as actividades das crianças e adolescentes na Internet são algumas das atitudes que os Pais e responsáveis pela Educação devem assumir.

Alguns conselhos:
Tente fazer da Internet uma actividade familiar. Navegue pela Internet com os seus filhos.


Enquanto estiver com eles, pode ensinar-lhes e alertá-los sobre o uso responsável e seguro da Net;
Coloque o computador num ambiente que não seja o quarto das crianças.


Ensine às crianças que elas nunca devem divulgar nenhum tipo de informação privada a pessoas que conheçam aquando da navegação na Internet;

Explique aos seus filhos que nunca devem marcar um encontro com uma pessoa que tenham conhecido on-line pois "o amigo" on-line é um estranho. Caso insistam em fazê-lo, os Pais devem acompanhá-los e o encontro deverá ser feito num local público.

Estabeleça regras claras sobre a utilização da Internet em sua casa, tal como o momento do dia e o tempo que estas podem dedicar à navegação pela Internet;

Imprima estas regras de segurança e cole-as junto ao computador:

Não deves encontrar-te com ninguém que conheceste pela Internet sem dares conhecimento aos teus Pais.
Lembra-te que os "amigos" on-line podem não ser o que dizem ser - tu não os podes ver. E podem ser perigosos!
Não forneças as tuas informações pessoais: morada da tua casa, números de telefone, o nome da tua escola, a morada da tua escola, fotografia, password, nome dos teus pais, local de trabalho dos teus Pais, número do cartão bancário e detalhes da conta bancária.


Enquanto estás on-line, se detectares algo de estranho ou alguém incomodar-te, diz aos teus Pais.

Indique-lhes que não abram e-mails de desconhecidos. E-mails com com links para páginas web ou ficheiros anexos poderão conter vírus e danificar o disco rígido.

Indique-lhes que não respondam a e-mails - ou a qualquer outro tipo de comunicação - que possam conter algum conteúdo ofensivo, e aconselhe-os a abandonarem imediatamente uma página web ou uma sala de chat que os possa fazer sentir ameaçados ou receosos. Peça-lhe para o avisarem sempre que suceda uma situação destas. Uma relação aberta e baseada na confiança é extremamente importante.

Aconselhe os seus filhos para desconfiar e avisar os Pais, caso alguém lhes faça uma oferta demasiado tentadora pois provavelmente será uma armadilha!

Se pensa que os seus filhos, ou qualquer outra criança, pode estar de alguma forma em perigo, não deixe de contactar as autoridades competentes.

Sem comentários: