sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O meu país - Georgia

O meu nome é Nikoloz, sou Georgiano, nasci na capital do meu país “Tbilisi”, mas já há 6 anos que vivo em Portugal com a minha família, gosto de viver cá mas tenho saudades do meu país natal. Lá tenho uma casa grande rodeada de um lindo jardim, a minha avó está à minha espera.
Vou falar-lhes do meu país para que todos o possam conhecer um pouco. A Geórgia fica na fronteira entre a Europa e a Ásia, entre o mar Negro e o mar Cáspio. No meu país há muitos conflitos e desentendimentos políticos mas o povo em si é acolhedor. Já fizemos parte das Comunidades de Estados Independentes em 1994,mas a 14 de Agosto de 2008 tivemos de sair por causa do nosso ambiente político. É um pequeno país de aproximadamente 69 875 quilómetros quadrados. Apesar de sua pequena área, a Geórgia ostenta um território com uma das paisagens mais variadas das antigas repúblicas soviéticas, é montanhoso, há praias, jardins lindíssimos com uma grande variedade de plantas onde os meninos adoram brincar. Temos também um jardim zoológico com animais vindos de África, oceanário com golfinhos treinados para dançar e saltar de forma sincronizada.
O clima da Geórgia é diversificado, na zona mais baixa o tempo é relativamente quente todo o ano e nas áreas mais montanhosas os Verões são húmidos e frios e tem Invernos com nevões. As casas ficam com os telhados cobertos de neve, as árvores ficam todas brancas, praticamente tapadas e as crianças brincam na neve fazendo bolinhas de neve e atirando-as uns aos outros cheios de alegria, também sefazem bonecos de neve. Escorrega-se pelas montanhas abaixo com os trenós.
A população actual da Geórgia é de 4 677 4018 (estimado em 2005), a população tem vindo a baixar devido à sua economia frágil e poucas oportunidades de trabalho, que fazem com que muitos georgianos emigrem à procura de uma vida melhor com mais segurança, como os meus pais.
O meu país é pequeno mas culto, somos quase todos ortodoxos, nós cumprimentamo-nos com um aperto de mão e dizemos - Gamarjoba(“olá”).
E aqui têm uma pequena apresentação da Geórgia espero que tenham gostado.



S. Jorge Patrono da Georgia


Mancha laranja país da Georgia

Brasão de armas

Bandeira georgiana

Nikoloz gvaranadze com a ajuda da sua colega Luana 4º ano – Turma A

3 comentários:

Fernando Silva disse...

Boa noite, sou estudante trabalhador e estou a fazer um trabalho sobre o seu Pais, gostaria que me ajuda-se a fazer a pesquisa e se possivel em Português sobre os seguintes temas: História, Geografia, Politico-legal, Tecnológico e Sócio-cultural. Os meus agradecimentos.

Fernando Silva disse...

Boa noite, sou estudante trabalhador e estou a fazer um trabalho sobre o seu Pais,"Georgia" gostaria que me ajuda-se a fazer a pesquisa e se possivel em Português sobre os seguintes temas: História, Geografia, Politico-legal, Tecnológico e Sócio-cultural. Os meus agradecimentos.Se poder enviar para o meu mail. fernando.d.silva@hotmail.com

Anónimo disse...

Muito obrigada por partilhares connosco as maravilhas do teu país, Nico. Espero que possas ver a tua avó muito brevemente!


Alzira