segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Ouriço Cacheiro

O ouriço-cacheiro
Lista ordenada de mamíferos Mamíferos
O ouriço-cacheiro é um animal protegido. Por isso, eu não tenho o direito de o retirar do seu meio natural, nem de o transportar nem de o guardar em casa. É preciso que eu o ajude de outro modo.
COMO AJUDÁ-LO?
Quando começa a fazer muito frio e é mais difícil encontrar comida, o ouriço-cacheiro entra no seu ninho bem isolado, em hibernação. Previamente, durante todo o Outono, ele come por quatro, para acumular reservas de gordura. Um ouriço jovem, para ter boas possibilidades de sobreviver, deve atingir um peso de 450 g antes de começar a sua hibernação.
COMO FAZER PARA HAVER MENOS OURIÇOS-CACHEIROS ATROPELADOS?
Devo exigir que as estradas que atravessam os campos e as matas sejam elevadas um pouco, havendo passagens abertas por baixo (manilhas, por exemplo). Devo também exigir que as redes que cercam as auto-estradas tenham malha muito apertada na zona inferior e que o estado de conservação dessas redes seja verificado/fiscalizado.
Pede aos teus pais para terem mais cuidado nas estradas.
Lê e vê esta magnífica história com um ouriço-cacheiro e outros animais do seu meio ambiente natural.
qual é o maior inimigo deste belo animal?
R.: O bicho-homem, claro! Atropela-o nas estradas ou mata-o só porque é um animal. O ouriço-cacheiro é um aliado do ser humano (lê a história para saberes porquê) e a recompensa que recebe é a morte.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, Vinte Estrelas.
O vosso blogue está muito interessante.
Uma vez eu e os meus filhos encontramos um ouriço-cacheiro à porta do nosso prédio. Apanhamo-lo com cuidado para não nos picarmos. Tiramo-lhe algumas carraças, estava cheio delas, e demos-lhe algumas minhocas. No dia seguinte, libertamo-lo no campo.
Se nos quiserem conhecer o nosso blogue é pneptulhavelha.blogs.sapo.pt.

Até à próxima